Saturday, November 10, 2012

Pinguim

O pinguim é uma ave marinha da família Spheniscidae, não voadora mas excelente nadadora. São característicos do Hemisfério Sul, em especial na Antárctida e ilhas dos mares austrais, chegado à Terra do Fogo, Ilhas Malvinas e África do Sul, entre outros. Apesar da maior diversidade de pinguins se encontrar na Antártida e regiões polares, há também espécies que vivem nos trópicos como por exemplo nas Ilhas Galápagos.
 O pinguim-imperador (Aptenodytes forsteri) podem medir até 1,22 metros de altura e pesar até 37 kg, dependendo da altura do ciclo reprodutivo em que se encontre.O pinguim-imperador caracteriza-se pela plumagem multicolorida: cinza-azulado nas costas, branco no abdômen, preto na cabeça e barbatanas. Esta espécie apresenta também uma faixa alaranjada em torno dos ouvidos.
 O pinguim-rei (Aptenodytes patagonicus) mede aproximadamente 90 cm de altura, e pesa de 11 a 15 quilogramas. Habita a Antártica, na zona dos ventos do Oeste.
 
O pinguim-saltador-da-rocha ou pinguim-de-penacho-amarelo (Eudyptes chrysocome) mede até cerca de 55 centímetros e caracteriza-se por plumagem branca e preta e sobrancelhas de cor amarela que terminam em longas penas da mesma cor. A espécie está actualmente classificada como “vulnerável”.
Pinguim-das-snares (Eudyptes robustus) é um pinguim da Nova Zelândia que se reproduz nas Ilhas Snares, a sudoeste da Ilha Sul. É um pinguim pequeno, que mede entre 50 a 70 cm e pesa de 2,5 a 4 kg. É preto no dorso e branco no ventre. Tem penachos amarelos a fazer de sobrancelhas que se prolongam para lá da cabeça. A espécie está actualmente classificada como vulnerável pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais ).
 
 O pinguim de barbicha é uma espécie de pinguim encontrada na Antártica, e em outras ilhas de temperatura fria. Seu tamanho não é muito grande: os pinguins barbicha chegam a, no máximo, 68 centímetros de altura, e pesam cerca de seis quilos – entretanto, seu peso pode cair pela metade, dependendo de seu ciclo de reprodução.

Fonte:  

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...