Sunday, November 11, 2012

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses - Brasil

Os Lençóis Maranhenses assemelham-se um grande deserto, se não chovesse aqui 300 vezes mais do que no Saara africano. São estas águas que, aprisionadas entre as dunas, formam verdadeiros oásis tropicais, paradas obrigatórias para quem caminha nas dunas.
As águas pluviais formam lagoas que se espalham em praticamente toda a área do parque formando uma paisagem inigualável, sendo um raro fenômeno geológico formado ao longo de milhares de anos através da ação da natureza.
As lagoas mais conhecidas são as chamadas Lagoa Azul e Lagoa Bonita, famosas pelo seu encantamento e condições de banho.
São 155 mil hectares de paisagem deslumbrante, cheio de altas dunas com até 40 metros de altura e lagoas de água doce, cujas águas variam entre os tons de verde e azul.
A necessidade de preservar a área foi o pontapé inicial para a criação do Parque. O nome do Parque, criado em 1981,se deve à sua semelhança com um lençol jogado sobre a cama.
Para várias famílias que vivem nos dois oásis existentes em seu interior. Entretanto, a ocorrência de cheias faz com que a maioria dos pescadores se torne nômade durante vários meses do ano. Outro problema para os moradores é que a mobilidade das dunas. 
Na maior parte do Parque não há coberturas vegetais. Os manguezais aparecem numa pequena área, principalmente próximos aos solos de várzeas e cursos de rios.
 
 
 



Fonte: 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...