Friday, November 9, 2012

Obesidade e a influencia de amizades

Um estudo destaca a importância de influências características de nossos amigos em nosso peso. É mais provável emagrecer quando um se relaciona com pessoas magras.

A investigação foi realizada pela Universidade de Loyola (Chicago) e publicada em PLoS One (Biblioteca Pública de Ciência). De acordo com seus defensores, as conclusões ajudarão a desenvolver melhores prevenções na alteração do peso.

O estudo tomou como base a populações jovens em escolas secundárias do lugar, às que se analisou através de um registro em dois anos para comparar as diferenças. O resultado: a companhia não só influi em nossa alimentação, mas também no peso.

Segundo recorda BBC Mundo, outros estudos já assinalaram que o peso é um fator determinante na hora de se relacionar entre grupos sociais; isto é, as pessoas com um índice de massa corporal (IMC) alto costumam ter amigos gordos, enquanto à inversa ocorre o mesmo. O que não se sabia até agora é que essas amizades nos levam a copiar suas condutas alimentícias.

Os resultados mostram que, por exemplo, um estudante cujo IMC se acerca aos limites do sobrepeso tem mais 40% de possibilidades de baixar de peso se tem amigos magros. Em contraste, a probabilidade de aumentar aumenta ao 56% se suas pessoas próximas são obesas.

O Dr. David Shoham, diretor da investigação, apontou que esta influência social “tende a operar mais em direções perjudiciales” que em direções beneficiosas no referido ao peso. E advertiu que é por isso que se deve tomar em conta este aspecto à hora de planificar tratamentos.


Fonte: Bulhufas

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...