Friday, November 23, 2012

O simpático e iluminado macaco narigudo

O macaco-narigudo anda sobre duas pernas, como os humanos, e tem de afastar o nariz (que pode chegar a 14 centímetros de comprimento) quando vai comer. Mas essa sua característica, presente apenas nos machos, é importante: torna seus gritos de alerta mais altos e ajuda a conquistar namoradas.

Macaco narigudo
O Macaco-narigudo (Nasalis larvatus) é um macaco da família dos cercopitecídeos, endêmico da Ilha de Bornéu na Ásia. O seu nome popular deriva do fato dos machos possuírem um nariz longo e flexível. Os machos dessa raça, na época de acasalamento, emitem um som usando seu nariz como instrumento.
Macaco narigudo
 As fêmeas são graciosas, bem menores que os machos e têm o nariz pequeno e arrebitado. Segundo algumas crenças na Indonésia, tal macaco tem a missão de iluminar os caminhos da humanidade, dando exemplos de caráter, amor aos seus semelhantes e iluminação espiritual. Na crença do povo da Indonésia, o macaco narigudo tem papel de líder espiritual, o qual vai guiar as nações para os caminhos da luz.
Macaco narigudo

Devido à contínua perda de habitat e a caça em alguns locais de moradia, esta é mais uma espécie que está sob risco de extinção e incluída na Lista Vermelha da IUCN. Em todo o território de Bornéu e da Malásia eles são protegidos por lei.

Fonte: Wikipedia  Canal Azul   Google Images

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...