Thursday, November 8, 2012

O que são Alimentos Hidropônicos?

Aprenda o que são os alimentos hidropônicos

Descubra aqui como são produzidas essas verduras fresquinhas e viçosas
Hoje em dia é possível encontrar diversos alimentos hidropônicos à venda nos supermercados, como, por exemplo, alface, rúcula e agrião. Conheça melhor a técnica empregada na produção dessas verduras, conhecida como hidroponia.

O que são Alimentos Hidropônicos?

São aqueles vegetais produzidos pela técnica da hidroponia, ou seja, cultivados dentro de uma estufa, com o uso de água no lugar de terra. Mas também podem ser utilizados outros materiais, tais como cascalho, areia, serragem e casca de árvore. Como todo vegetal necessita dos nutrientes retirados da terra, a hidroponia supre essa carência através da adição de fertilizantes solúveis em água, de forma que sejam absorvidos pelas raízes das plantas. Quando a técnica é aplicada corretamente, os nutrientes e outras propriedades do alimento são semelhantes aos dos cultivados de maneira tradicional, na terra.
No processo de cultivo da técnica dos alimentos hidropônicos, as mudas são introduzidas em placas com furinhos que sustentam as plantas. Elas, então, são nutridas com uma solução aquosa que contém os mesmos elementos presentes na terra, que circulam sob a placa.

Características da produção hidropônica:

- Há controle das condições climáticas dentro da estufa. Assim, os vegetais não sofrem as consequências e prejuízos do excesso de chuvas, ventos, geadas, seca etc.

- Diminuição significativa na ação de pragas e insetos.

- Redução do uso de agrotóxicos.

- Aproveitamento de pequenos espaços para o cultivo.

- Os vegetais são vendidos com a raiz.

O alimento hidropônico é mais uma opção saudável para acompanhar o seu prato. Já imaginou uma salada ainda mais saudável regada com um bom Azeite de Oliva?



Fonte: Sadia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...