Thursday, November 1, 2012

Natação - Um dos esportes mais completos para todas as idades

Além de ser relaxante, aumentar a concentração e melhorar a capacidade respiratória, o esporte trabalha os músculos do corpo. Nadar é considerado um dos exercícios mais completos que existem.
Além de ser praticado por quem quer manter a forma física, ele é utilizado também com finalidades terapêuticas e no tratamento de doenças respiratórias, como asma e bronquite.
 E a natação é sempre muito divertida, especialmente em um país quente como o nosso e, mesmo quando está friozinho, é possível dar umas braçadas em piscinas aquecidas. A natação possibilita aos praticantes movimentar todos os músculos do corpo ao mesmo tempo, simplesmente variando o estilo.
  Dependendo do estilo, alguns músculos são mais exigidos que outros. Nos quatro estilos mais praticados: crawl, peito, costas e borboleta, braços e pernas se movimentam sem parar, proporcionando ao corpo maior resistência e ganho de força muscular.
"No nado crawl, por exemplo, são os tríceps. No estilo peito, os bíceps. Ao nadar de costas, a pessoa trabalha com muita ênfase a região peitoral e ombros e no nado borboleta, costas, tríceps e peitoral", explica o professor Antônio Carlos da Cunha Garó.
Os benefícios não param por aí. A natação melhora ainda a capacidade respiratória, promove o relaxamento, aumenta o equilíbrio, a sustentação, concentração e a coordenação motora. Sem limite de idade!
Os cuidados recomendados para quem quer praticar a natação são praticamente os mesmos de outras atividades físicas. Antes de iniciar a prática é necessário passar por uma avaliação médica, para avaliar as condições de saúde.
"Só o médico poderá dizer a frequência com que cada um pode se exercitar e os tipos de atividades, mas normalmente não existem problemas quanto à natação", diz o especialista.

Fonte:nestlé
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...