Wednesday, November 28, 2012

Ilha de Marajó - Pará - Brasil

Em plena foz do Rio Amazonas é banhada pelo oceano Atlântico e pelos rios Amazonas e Tocantins. Marajó, “a barreira de mar” em língua tupi, tem a mais famosa pororoca com formação de grandes ondas no encontro da águas. 
Lá, as ondas que quebram nas praias de areia fina são de água doce! Uma sensação espantosa, assim como é espantosa a fronteira indistinguível entre rio e mar. Fica no estado do Pará,  mais conhecido como arquipélago do Marajó.  
A região tem uma área de 40.100 quilômetros quadrados é uma das maiores ilhas fluviomarítima. A Ilha de Marajó tem muitos locais paradisíacos, com montes artificiais chamados de tesos. Esses montes foram feitos antigamente no período pré-colonial pelos indígenas que habitavam o local.   
Suas belezas naturais se dividem entre a planície coberta de savana e as densas florestas. Praias de rio, lagos de diversos tamanhos, igarapés, dunas, florestas e uma rica fauna fazem da Ilha de Marajó um dos maiores santuários ecológicos.
Os cenários são transformados de seis em seis meses, devido a grande quantidade de chuva, principalmente no primeiro semestre, quando as matas e os campos ficam embaixo das águas. No segundo semestre, o período da seca acaba e a visitação se torna mais favorável pela melhor observação dos animais e da vegetação. 
Praias com dunas claras, praticamente inexploradas são o grande atrativo. Habitat de grande variedade de peixes e pássaros, o arquipélago oferece muitas atividades em meio à natureza. Entre elas guarás - ave típica de penas vermelhas. 
O Búfalo é o animal símbolo da Ilha de Marajó. Dócil e de fácil manejo. O ícone da cultura artesanal da Ilha, a Cerâmica Marajoara é reconhecida pelo mundo afora., sendo considerada uma das mais bonitas da Américas.
 



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...