Friday, November 30, 2012

Dicas de cuidados com a saúde e beleza na gravidez

Os cuidados com a saúde e beleza na gravidez apenas vem reforçar o que você tem de melhor!


A mulher grávida pode e deve se cuidar durante toda a gravidez. Manter-se linda e feliz consigo mesma é essencial para uma gravidez saudável e tranquila,
Afinal,a mulher está em estado de graça!. A futura mamãe, precisa estar segura e feliz com esse momento que está vivendo. A beleza física depende da felicidade que a mulher sente. A auto-estima na mulher grávida é fundamental.
Alimentação

Você não precisa comer mais porque está grávida, mas é importante ter uma alimentação equilibrada e saudável. Muitas mulheres param de comer certo tipo de alimento, mas é sempre possível arranjar um substituto que tenha valor nutricional parecido.

O ideal é ter uma dieta que inclua verduras, legumes e frutas, carboidratos, proteína -- que pode vir do peixe, da carne, do frango, dos ovos, de castanhas ou sementes -- e também leite e laticínios em geral.
Manter a forma

Um bom programa de exercícios vai lhe dar a força e a resistência necessárias para carregar o peso extra da gravidez e para aguentar o estresse físico do parto. Também contribui para que você entre em forma mais rápido depois que o bebê nascer. Além disso, a atividade física ajuda a melhorar o humor, com a liberação da serotonina -- o que reduz o risco de você sucumbir a uma certa tristeza comum nessa fase. 
Se você já está acostumada a se exercitar, o mais provável é que possa continuar com a mesma atividade, desde que esteja se sentindo confortável. Mas não faça esportes em que corra o risco de cair ou levar impactos.

Os mais benéficos são atividades mais amenas, como caminhadas, natação, hidroginástica e ioga, diminuem o inchaço e a retenção de líquidos e contribuem para que você se sinta linda e atraente!
Sexo na gravidez, amor e prazer como sempre...

O segredo é: seja criativa, ouça seu corpo e faça aquilo que tiver vontade (e possibilidade!). Não tenha medo de machucar o bebê, porque ele está bem protegido pela placenta e o líquido amniótico -- somente em casos de complicações ou gestações de risco é que os médicos aconselham a abstinência sexual.

Na dúvida, converse com o obstetra, para que possa relaxar e curtir da melhor maneira que der. 
Nem cigarros, nem álcool

Mulheres que fumam têm risco maior de aborto espontâneo, de parto prematuro e de ter um natimorto. Estudos mostram que grávidas que fumam um maço ou mais por dia têm mais probabilidade de ter um bebê com lábio leporino ou fenda palatina.

O ideal é parar de fumar antes mesmo de engravidar, mas qualquer redução no número de cigarros que você fuma por dia já facilita um pouco a vida do seu bebê. 

Não consuma bebidas alcoólicas .O álcool chega rapidamente ao bebê pela placenta e poderá causar na criança vários problemas que inclui desde dificuldades de aprendizagem até problemas congênitos graves. 

Em ocasiões especiais uma taça de vinho no máximo! mas mesmo assim converse sobre iso com seu médico. 
Descanse, relaxe....

O cansaço e o sono que você sente no primeiro e no terceiro trimestre da gravidez não são nada mais que seu corpo pedindo para você ir com calma. No melhor dos mundos, uma soneca todo dia depois do almoço seria perfeita. 

Se não dá, tente dar uma relaxadinha de meia hora, pôr os pés para cima, do jeito que conseguir. Técnicas de relaxamento como ioga, alongamentos e massagem ajudam a reduzir o estresse e colaboram para você dormir bem. Passear com seu amor também é uma dica de relaxamento mental..
Sinais do trabalho de parto

Cada mulher apresenta um tipo de trabalho de parto, e dizer exatamente quando começa é impossível. Não é um acontecimento isolado e sim um processo em que várias mudanças fisiológicas em seu corpo trabalham juntas para ajudar o nascimento do bebê, mas fale com seu médico e tire todas as suas dúvidas.

Alguns dos sinais mais importantes do trabalho de parto: 
  • O colo torna-se cada vez mais fino e macio (também chamado de obliteração) e dilatado (até 10 centímetros). 
  • Ocorrem contrações em intervalos regulares e cada vez menores e se tornam mais longas e mais intensas. 
  • Dor constante na parte inferior das costas, principalmente se também houver dores semelhantes às cólicas pré-menstruais. 
  • Surgimento de uma pequena mancha de sangue (secreção de muco amarronzado ou avermelhado). Se sair o tampão de muco que bloqueia o colo, o trabalho de parto é iminente; ou pode demorar alguns dias. Mesmo assim, é um sinal de que tudo está caminhando. 
  • Rompimento da bolsa, mas só se houver contrações. 
A hora de ligar para o médico

Se você achar que está na hora, não se acanhe e ligue para o médico. Eles estão acostumados às ligações de mulheres que não têm certeza se estão ou não em trabalho de parto, e que precisam de orientação.

O médico perguntará a freqüência das contrações, se você consegue falar durante as contrações e se tem qualquer outro sintoma.

É importante beber muito líquido. Alterne entre beber líquidos e descansar ou tente tomar um banho morno para acalmar as dores. E se puder descansar um pouco, será melhor para você.
Lembre-se: um bom pré-natal é essencial para a saúde do bebê, e escolher o obstetra ou ginecologista o quanto antes ajuda a construir um bom relacionamento até a hora do parto. Peça recomendações às suas amigas.
Agora é só curtir seu pimpolho, ser uma mamãe protetora, amamentar muito e ser feliz com esse presentinho que os céus nos dá!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...