Sunday, November 4, 2012

Benefícios do café para a saúde

O café é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo

O aroma a gente conhece de longe. Café quentinho, gostoso, mais forte ou fraquinho. Ele está entre as bebidas mais apreciadas do mundo. Consumido sem exageros, ele traz inúmeros benefícios ao organismo, como por exemplo, a prevenção de algumas doenças.

                                    O café é uma bebida rica em minerais. 
O café contém vitamina B, ácidos clorogênicos, antioxidantes naturais,e muitos nutrientes.Nos últimos dois séculos, poucas substâncias foram tão clinicamente estudadas como o café, sem nenhuma comprovação de que seja prejudicial à saúde. Muitos estudos demonstram o contrário, ou seja, os efeitos benéficos do café e de seu principal composto ativo, a cafeína.

Para muita gente um café quente na parte da manhã é um dos prazeres do dia.


Milhões de pessoas tomam café pelas mesmas razões, mas nem imaginam que a bebida também ajuda a aliviar as dores musculares, além de melhorar a memória e ajudar a prevenir o câncer de pele e de fígado.


Além de ter um gosto agradável....

  • Ele também dá um ânimo extra para o resto do dia e ajuda a manter a energia e tirar o sono para horas de trabalho, por exemplo. 
  • Ele é quente. Beber líquidos quentes, como café ou chá, especialmente na parte da manhã, é muitas vezes sugerido para aliviar a constipação.
  • É um líquido. Embora o café seja apontado como líquido de desidratação, receber uma quantidade suficiente dele conta para o seu consumo de líquidos diários.
                                      Seu aroma e sabor encantam pessoas. 
Há quem aprecie a bebida apenas no café da manhã, misturado ao leite. Outros degustam seu sabor ao longo do dia e acabam usando a pausa para o cafezinho como motivo para um bate-papo com os amigos ou um intervalo durante o trabalho.
  O café é uma das bebidas mais consumidas ao redor do mundo. 

São poucas as pessoas que não degustam ao menos uma xícara logo pela manhã para acordar, depois do almoço ou durante o expediente.Os especialistas recomendam o consumo de 3 a 4 xícaras diárias de café, o que representa cerca de 500 mg de cafeína, o que estimula a atenção, concentração, memória e aprendizado. 
                                                       Consumo diário de café

O consumo diário de café pode auxiliar no combate à depressão, a quarta maior causa de morte no mundo nos dias atuais, que pode chegar a ser a segunda até 2020, conforme informações da OMS. Os sintomas do mal de Parkinson e de Alzeheimer também podem ser minimizados com 2 a 3 xícaras (80ml cada) por dia.

                       Uma boa notícia para quem está querendo emagrecer. 

O efeito termogênico do café. O alimento acelera o metabolismo e auxilia na redução de percentual de gordura corporal. Em outras palavras: ajuda no gasto das indesejadas gordurinhas. Só tome cuidado de não consumir com açúcar.

                                                 Demais Propriedades:

O café não possui apenas cafeína, mas também potássio, zinco, ferro, magnésio e diversos outros minerais, embora em pequenas quantidades.O café possui ainda efeito anti-inflamatório e antiedema, capaz de aclamar a pele, além de um excelente efeito adstringente, promovendo uma limpeza eficaz e a neutralização de fortes odores.


Para ter um bom cafezinho:

  • Prepare a quantidade de café que pretende consumir imediatamente ou até 1 hora depois.- Deixe sua bebida mais quente escaldando o bule ou a garrafa térmica um pouco antes do preparo.
  • Prefira consumir o café em xícaras de porcelana, que destacam o sabor e conservam a temperatura.
  • A proporção ideal é de 5 a 6 colheres (sopa) de pó para 1 litro de água.
  • Não deixe água ferver durante o preparo, apenas aqueça para não alterar a acidez do café.


café contém também substâncias antioxidantes.

Que contribuem para eliminar os radicais livres. Em suma, o café reúne sabor e saúde, em um único produto.
Se antes você encarava uma xícara de café só pelo prazer da bebida e aroma, não perca mais tempo e aproveite os benefícios que ele pode te trazer.

O café deve ser evitado apenas:
  • Próximo ao horário das refeições.
  • Depois das 16 h, para não afetar o sono.
  • Por recomendações médicas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...