Tuesday, November 13, 2012

Agulhão-vela - Peixe da espécie Istiophorus platypterus - O mais veloz

Vive nas regiões mais aquecidas dos oceanos. Surpreendentemente, o peixe consegue atingir velocidades de até 110 quilômetros por hora. Este peixe segura o record do nadador mais veloz.
Distribuição Geográfica : Regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul (do Amapá a Santa Catarina).
Descrição : Peixe de escamas muito pequenas. As características mais marcantes dessa espécie são a grande nadadeira dorsal em forma de vela de barco, o que lhe valeu o nome em inglês sailfish, e o bico em forma de espada. A coloração do dorso é azul escuro, com os flancos e ventre prateados; apresenta faixas verticais ou séries verticais de pintas claras no dorso e nos flancos; as nadadeiras são escuras. Alcança mais de 3m de comprimento total e mais de 60kg.
Ecologia: Espécie pelágica, oceânica, podendo ser encontrada em águas costeiras, nos locais mais profundos. Os indivíduos são solitários, mas formam cardumes durante a época reprodutiva. A dieta é constituída por vários organismos, desde peixes oceânicos, como dourados, atuns, peixe voador, e lulas, polvos e crustáceos. Para evitar predadores, costuma levantar a nadadeira dorsal. É um peixe altamente esportivo, proporcionando grandes lutas e saltos espetaculares. Não é muito comercial e dificilmente encontrado nos mercados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...