Friday, November 2, 2012

A Acupuntura e os seus Benefícios

A acupuntura é uma ciência que nasceu na China há aproximadamente 4.500 anos e consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo. Esses pontos são chamados de “Pontos da Acupuntura” ou “Acupontos” e são ativados para o tratamento de doenças. Isso porque eles ajudam a restaurar as funções orgânicas e trazem o equilíbrio energético corporal.
Segundo o fisioterapeuta e acupunturista José Antonio Rinaldi, no tratamento (com sessões que duram cerca de 30 minutos) são utilizadas agulhas bem finas (da espessura de um fio de cabelo) que praticamente não causam dor. 

“As agulhas, quando colocadas no corpo, estimulam o cérebro a liberar substâncias químicas como a endorfina (que inibe a dor) objetivando o bem-estar e o restabelecimento da saúde”, explica. 

O método pode se utilizar ainda de aparelhos eletromagnéticos (mais empregado em crianças pela ausência total da dor), da eletroacupuntura e da aplicação ventosa.

INDICAÇÕES

Segundo o especialista Rinaldi, a acupuntura apresenta resultados satisfatórios em tratamentos diversos. “Podemos desatacar os tratamentos de combate à cefaléia, enxaqueca, irritabilidade, insônia, úlceras, gastrites, depressão, ansiedade, síndrome do pânico, obesidade, doenças da coluna vertebral, hérnia de disco, artrose, artrite, LER (por esforço repetitivo), AVC (derrame cerebral), bronquite, asma, rinite, alergias, sinusite, zumbidos, tensão pré-menstrual, distúrbios da menopausa e prisão de ventre. 

Além disso, a acupuntura pode auxiliar no tratamento contra o tabagismo e para diminuir os sintomas do mal de Alzheimer e de Parkinson”, destaca.

Na parte estética, a acupuntura pode ajudar a combater a agressividade causada à pele e promover o equilíbrio orgânico. “Como um lifting natural, ela dispensa o uso de anestesia e atua na correção da pele, além de melhorar o tônus, ativar a circulação sanguínea, linfática e energética. 

A acupuntura ajuda ainda a suavizar as rugas e as marcas de expressão sem alterar a expressão facial. Outros benefícios são o rejuvenescimento e o aumento do viço da pele, além de ajudar na eliminação da gordura localizada e na desintoxicação orgânica.”

Para completar, Rinaldi explica que a acupuntura trata o paciente como um todo. “Os problemas estéticos normalmente têm ligação com o desequilíbrio da energia dos órgãos internos. 

A celulite, por exemplo, pode ser um indicativo de problemas com a energia do fígado. As rugas, ligadas ao envelhecimento, podem ser um sinal de desarmonia dos músculos da face. O que a acupuntura faz? Ela atua harmonização dessa musculatura, provocando a renovação e o retorno da elasticidade da pele”.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...