Wednesday, October 17, 2012

Salar de Uyuni na Bolívia - O maior espelho natural do mundo

Salar de Uyuni é a maior superfície plana de sal do mundo com 10.582 km², lugar onde é extraído a maior parte do sal boliviano. 
Está situada em Potosí, (cidade mais alta do mundo com 3.967 metros), e Oruro ao sudoeste da Bolívia, próximo ao pico das Cordilheira dos Andes a 3.650 metros de altitude.
Quando está coberta de água, o Salar de Uyuni reflete o céu. Indescritível. Possui reservas estimadas em 10 bilhões de toneladas de sal, das quais menos de 25.000 toneladas são extraídas anualmente.
A sensação é a de que você pode ver todas as montanhas e nuvens refletidas no planalto de sal e que você não pode dizer se elas estão longe ou quando o céu começa ou termina.
A maior planície salgada do mundo é composto por aproximadamente 11 camadas com espessuras que variam entre 2 e 10 metros, sendo a mais externa de 10 metros.
A profundidade total é estimada em 120 metros e é composta de uma mistura de salmoura e barro lacustre.
O Salar é também uma das maiores reservas de lítio do mundo, além de conter importantes quantidades de potássio, boro e magnésio.
Devido ao seu tamanho, superfície plana, alta refletividade quando está coberta de água e mínimo desvio em sua elevação, Salar de Uyuni tornou-se um alvo ideal para ensaios e calibração de instrumentos de sensoriamento remoto que são colocados em órbita terrestre para estudos do planeta Terra.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...