Tuesday, October 30, 2012

Por que é impossível fazer cócegas no próprio corpo?

Você já tentou fazer cócegas no próprio corpo? Se a resposta for positiva, você deve saber que é impossível dar risada com as cócegas feitas por você mesmo. E porque isso acontecesse? Isso acontece porque as cócegas são processos neurológicos, físicos e também um sistema de autodefesa do corpo.

O nosso cérebro emite um sinal de alerta e o corpo responde no mesmo minuto. Segundo o cientista Charles Darwin, as cócegas provocam risos através da antecipação do prazer. Então, mesmo que você saiba que alguém vai lhe fazer cócegas, o medo e a aflição fazem com que você dê risada.

A maior parte das pessoas tem um ponto do corpo em que sente mais cócegas. Para alguns, é na planta dos pés, para outros é atrás do pescoço e alguns tem bastante sensibilidade na região das costelas. Rir quando alguém nos faz cócegas é um reflexo natural. Cientistas descobriram que a sensação que temos quando nos fazem cócegas é de pânico e é uma espécie de defesa natural.

Essa sensação nos coloca em estado de pânico e desencadeia uma reação de riso incontrolável se uma pessoa estiver nos fazendo cócegas. O momento que você menos espera as cócegas é aquele que vai fazer você se sentir extremamente aflito e em pânico, levando a uma intensa sensação de cócegas. Mesmo que você saiba que alguém vai lhe fazer cócegas, o medo e a aflição fazem com que você ria.

Pesquisas mostram que o cérebro é treinado para saber o que sentir, mas se nós pensarmos e tivermos a intenção de fazer cócegas em nosso próprio corpo, o cérebro antecipa esse contato e se prepara para recebê-lo, eliminando as sensações de surpresa, desconforto e pânico. Assim, o corpo deixa de responder da mesma forma que responderia se outra pessoa ameaçasse nos fazer cócegas. Mas existem aquelas exceções que conseguem fazer cócegas nele mesmo.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...