Saturday, October 20, 2012

Pó da casca de ovo como fonte de Cálcio

O cálcio é um mineral de extrema importância para o organismo, sobretudo para a mineralização óssea, sendo que as necessidades deste mineral são relativamente maiores nos períodos de gestação, lactação, adolescência e senescência (idosos), variando entre 1000 a 1500mg/dia de acordo com a necessidade.
Uma alimentação deficiente em cálcio compromete a formação do tecido ósseo e induz à perda da densidade óssea, levando à osteoporose. Esta enfermidade é mais prevalente em mulheres no período pós menopausa e em idosas, sendo, contudo, observada também entre adolescentes com amenorreia (ausência ou a cessação da menstruação em mulheres em idade fértil) e em indivíduos adultos vegetarianos.

Está bem documentado na literatura o fato de que a dieta de populações de diferentes países é deficiente em cálcio, fornecendo quantidades de cálcio que em geral não ultrapassam 50 %  das quotas recomendadas de ingestão do mineral.  Isso ocorre porque a falta ou baixo consumo  de fontes alimentares de cálcio não é suficiente para atingir seu aporte adequado, especialmente no caso de adolescentes e idosos.
Diversas estratégias têm sido propostas a fim de elevar o consumo de cálcio e minimizar os danos causados por sua deficiência. O cálcio pode ser obtido a partir da ingestão de alimentos naturalmente ricos no mineral, tais como sementes, folhas verde-escuras, cereais integrais, leite e produtos derivados, alimentos fortificados ou ainda por meio de suplementos dietéticos. Contudo, pela dificuldade de acesso à esses produtos, tem se utilizado o pó da casca de ovo como fonte de cálcio de baixo custo e de fácil preparo.

Além do aspecto econômico, o cálcio da casca de ovo apresenta vantagens nutricionais, pois não está associado a elevadas quantidades de proteína e sódio (como acontece, por exemplo, nos queijos), que podem induzir a um aumento da excreção renal de cálcio. Além disso, foi comprovado, mediante análises microbiológicas, que a adoção de procedimentos adequados no preparo do pó minimiza os riscos de contaminação microbiológica e assegura a qualidade do produto.


Como fazer o pó de casca de ovo
Acompanhe as figuras e as instruções abaixo e descubra como é simples, prático, rápido e econômico produzir em casa o pó de casca de ovo:
1. Guarde várias cascas de ovos que sobram nas receitas que exigem ovos em suas preparações, entretanto, a casca de ovo pode conter um micróbio que causa um tipo grave de diarreia, conhecido como salmonela. Por este motivo os ovos devem ser lavados muito bem antes de quebrá-los. Guarde-as e quando tiver uma boa quantidade, use-as para fazer o pó de casca de ovo.
2. Lave-as muito bem e deixe de molho em 1 litro de água com 1 colher de sopa de água sanitária (como se faz com as frutas, verduras e legumes) para matar os microorganismos presentes por 15 minutos. Use sempre a medida de uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água.
3. Ferva por 10 minutos, deixe secar. Em seguida, coloque no forno em forno elétrico ou convencional por 1 a 2 horas, em temperatura média, para desidratá-las. Desta forma fica muito mais fácil pulverizá-las. Só tome cuidado para não deixá-las queimar. Se estiver usando um forninho elétrico, ajuste o aparelho para que apenas a parte de baixo do forninho esquente – o calor vindo de cima e de baixo tostará as cascas.
4. Coloque as cascas desidratadas no liquidificador, mixer ou pilão. Triture até obter um pó bem fininho. Quanto mais fino, melhor.
5. Peneire e guarde o pó de casca de ovo em um recipiente seco e limpo, tampado e protegido do calor. Bem armazenado, o pó dura em média 3 meses.


É indicada a ingestão de 01 colher de chá rasa do pó por dia e pode ser acrescentada em preparações como arroz doce, bolos, biscoitos, etc.  No caso do arroz cozido, que é em geral consumido em refeições contendo alimentos fonte de ferro, quantidades mais elevadas de cálcio não são recomendáveis, pois poderiam eventualmente inibir a biodisponibilidade do ferro. Assim, a ingestão de alimentos de consumo habitual enriquecidos com o pó da casca de ovo pode contribuir para a ingestão adequada de cálcio sem comprometer a qualidade nutricional da dieta.



 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...