Sunday, October 28, 2012

Lindo e Assustador - Cratera de fogo de Darvaza - Turcomenistão Rússia

A imensa cratera recebeu o nome de "A Porta do Inferno" (The Door To Hell) em virtude das labaredas constantes que nela flamejam, propiciando um cenário assustador. Não se trata de um vulcão, mas, sim, de uma mina, aliás, um projeto de mina. É o resultado de uma perfuração de gás iniciada há 38 anos atrás.
Geólogos soviéticos efetuaram estudos de viabilidade para a extração de gás natural no lugar. E eles efetivamente encontraram o que estavam procurando. Durante as escavações, porém, foi descoberta uma caverna subterrânea de grande profundidade, repleta de um gás venenoso.
Por causa dessa substância, as perfurações foram suspensas e alguém teve a brilhante idéia de "acender um pequeno fósforo" na boca da cavidade, a fim de que o conteúdo tóxico fosse consumido pelo processo de combustão.
Eles também receavam que o gás escapasse do imenso buraco, trazendo consequências maléficas para a população. Resultado desse ato "brilhante": o fogo, nesses 38 anos, jamais se extinguiu, e a cratera continua flamejante até hoje.
Não há nenhuma previsão de quando as labaredas vão finalmente cessar, já que ninguém tem noção da quantidade de gás que ainda existe nas profundezas daquele caloroso "inferno".



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...