Friday, October 12, 2012

Lago Retba - O lago de água rosa

Lago Retba - O lago de água rosa
O Lago Retba, no Senegal, está cor-de-rosa. A coloração é resultado de altos níveis de sal na água, e fica mais visíveis nas estações secas. Em algumas áreas, a concentração de sal chega a 40 %.

Senegaleses navegam diariamente nas águas do Retba, para coletar o mineral, que depois fica amontoado nas margens do lago. Assim como no Mar Morto, é bem fácil flutuar no Retba, por causa da alta concentração salina.

Segundo Michael Danson, microbiologista da Universidade de Bath, na Inglaterra, a cor é produzida por uma microalga, que se adapta e reproduz em meios com alta concentração de sal.
- Elas produzem um pigmento nesse tom que absorve e utiliza a luz solar para criar mais energia, deixando a água em tom rosa - explicou o especialista - Já chegamos a pensar que o Retba e o Mar Morto eram incompatíveis com formas de vida, mas eles são bastante vivos.
Antes de recolher o sal da água, os trabalhadores passam manteiga de karité na pele, para se proteger do intenso nível salino do lago, com três metros de profundidade.


Fonte: Extra


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...