Wednesday, October 17, 2012

Groenlândia - A maior Ilha do Mundo

Groenlândia foi descoberta no século X pelos vikings islandeses e povoada pelos povos Inuit, ou esquimós, a partir do século XIII. Em dinamarquês Groenlândia significa “terra verde”, algo curioso se pensarmos que talvez o azul e o branco sejam as cores predominantes na ilha que tem 84% de seu território coberto de gelo.
O país possui uma grande concentração de gelo, sendo superado nesse quesito somente pela Antártica.
Em razão das baixas temperaturas quase não há vegetação, as que existem se apresentam espalhadas pelo território.
 
A principal área florestada fica no município de Nanortalik, localizado na parte meridional do território.
O gelo que habitualmente cobre a Groenlândia durante o verão no hemisfério norte teve um derretimento acelerado e praticamente desapareceu da superfície no mês de julho, algo que não havia sido registrado há 30 anos, quando as observações via satélite foram iniciadas.
Os pesquisadores ainda não determinaram como este fenômeno poderá afetar a alta do nível do mar e a perda de massa de água na ilha.
A camada de gelo da Groenlândia é uma região extensa e com uma história variada de mudanças", disse Tom Wagner, diretor do programa da criosfera da Nasa, que ressaltou que os dados enviados via satélites poderão ajudar a explicar esse fenômeno.
Este é o segundo fenômeno "anormal" registrado na ilha no mês de julho. Anteriormente, um iceberg de proporções maiores que as frequentes se separou da geleira Petermann e ficou à deriva.
Na região norte da ilha há uma grande riqueza mineral, sendo as principais jazidas de zinco, chumbo, minério de ferro, carvão, molibdênio, ouro, platina e urânio. 
A economia é frágil, sendo dependente da pesca e da mineração e, principalmente, da ajuda financeira da Dinamarca.
 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...