Thursday, October 18, 2012

Benefícios e malefícios do chiclete

Mascar chiclete é um costume que trazemos da Grécia antiga até hoje, e esse hábito pode trazer benefícios e malefícios a nosso corpo.
Muito se fala dos malefícios do chiclete, mas será que esta goma de mascar não possui nenhum benefício? 

De acordo com uma universidade inglesa, após estudo que teve como finalidade analisar pessoas por diferentes momentos mastigando a goma, enquanto uma pessoa consome um chiclete aumentam-se os batimentos cardíacos e os mecanismos de memorização são ativados. De acordo com as pesquisas o chiclete é uma guloseima que faz bem e mal para a saúde, mas quando consumido moderadamente não faz mal algum.

Benefícios

O chiclete, por mais estranho que possa parecer, auxilia no aumento da circulação sanguínea, sendo que para um determinado grupo avaliado pelo estudo, a mastigação do chiclete resultou na perda de calorias, além de reduzir as chances de cáries graças a estimulação da produção de ácidos e de saliva, que atua como uma enzima antisséptica na boca.

Malefícios
 
O estudo revelou que as refeições diárias não podem ser substituídas pela mastigação frequente da goma de mascar, pois o organismo sofre com a estimulação de produção de suco gástrico que auxilia na digestão dos alimentos. O chiclete atua enganando o estômago e o cérebro, pois a mastigação cria uma falsa sugestão de que está ocorrendo a deglutição.

Quando a produção de suco gástrico acontece sem que haja alimentos para serem digeridos no estômago, surge um problema, as conhecidas gastrites e úlceras, pois pelo fato de não haver alimento para ser digerido, o suco gástrico corrói a parede do estômago, causando tais feridas. Além disso, o excesso e a frequente mastigação pode sobrecarregar a mandíbula causando problemas de dentição e até mesmo bruxismo.

Para finalizar, como curiosidade, saiba que na Grécia antiga as pessoas mastigavam resina de árvore com a finalidade de fazer a higiene bucal, desta forma, Thomas Adams  teve a ideia de criar o chiclete.  


Fonte: Zun

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...