Monday, October 22, 2012

Belas Aves

ARARA AZUL (Anodorhynchus hyacinthinus) - Habitat:  Estados do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Sul do Piauí e do Maranhão e no Pará. Ameaças: Em extinção, hoje a população é diminuta por causa da destruição dos habitats (desmatamentos e queimadas), do tráfico e do baixo sucesso reprodutivo.
GALO-DA-SERRA (Rupicola rupicola) -  Habitat: Desde o Amapá até região do alto Rio Negro e nas proximidades de Balbina, distante cerca de 100 km ao norte de Manaus. Ameaças: Espécie em extinção principalmente pela destruição do habitat onde o animal vive e o tráfico de animais. 
ARAÇARI BANANA (Baillonius bailloni) - Habitat: Florestas no sul e sudeste do Brasil. Ameaças: Destruição do habitat, caça e tráfico de animais
ARARA CANINDÉ (Ara ararauna) - Habitat: florestas, várzeas com buritizais, babaçuais e beira de mata na América Central, América do Sul, sendo no Brasil até o estado de São Paulo.  Ameaças: Extinção, estão entre as aves mais apreciadas para servirem de animais de estimação e entre elas a canindé é a mais comum de ser encontrada na Europa e Estados Unidos, a maioria delas proveniente do tráfico que é hoje maior perigo para espécie e pela destruição do habitat, principalmente no Cerrado.
ARARAJUBA (Guaruba guarouba) - Habitat: florestas tropicais. Endêmica da floresta Amazônica, no estado do Maranhão, ao oeste do Pará e através do Baixo Xingu ao Tapajós Ameaças: Está ameaçada de extinção pela destruição do seu habitat e a intensa captura como ave ornamental.
ARARA VERMELHA GRANDE (Ara chloroptera) - Habitat: matas e áreas de capões florestais, podendo, eventualmente, ser avistada em áreas mais abertas (tipo savanas), desde o sul do Panamá, passando pela Bolívia, Colômbia, Peru, Paraguai indo até a Mata Atlântica no Espírito Santo e Rio de Janeiro. Atualmente, é muito rara nas florestas costeiras, sendo mais comumente encontrada nos estados de Mato Grosso, Goiás e região amazônica.
CARDEAL (Paroaria coronota) - Habitat: Bordas de arrozais, campos com vegetação alta e bordas de matas. Podem ser vistos em áreas urbanas também. No Estado do Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. Ameaças: Caça para o tráfico de animais e para apreciadores de pássaros canoros que os mantém em gaiolas.
CISNE-DE-PESCOÇO-PRETO (Cygnus melanocoryphus) - Habitat: Banhados extensos, em beira de lagoas e próximos do litoral. Chile, Argentina, Uruguai e Paraguai. No Brasil ocorre no litoral dos estados do sul, até o sul de São Paulo.
FLAMINGO (Phoenicopterus ruber) - Habitat: Lagos, lagunas rasas, águas salobras, sem vegetação, à beira-mar e pântanos. No Brasil, Peru, Chile, Uruguai, e Argentina. Ameaças: É muito procurado para ser domesticado o que contribui para a captura voltada para o tráfico de animais. A poluição e a destruição do habitat são também ameaças para a espécie.
GARÇA BRANCA GRANDE (Casmerodius albus) - Habitat: Beira dos lagos, rios e banhados na América do Norte ao estreito de Magalhães, em todo Brasil.

 Fonte: vivaterra  e  Googleimages

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...