Saturday, October 20, 2012

A Grand Prismatic Spring - Parque Nacional Yellowstone - USA

O Parque Nacional de Yellowstone é um parque nacional  localizado nos estados de Wyoming, Montana e Idaho. É o mais antigo parque nacional no mundo. Foi inaugurado a 1 de março de 1872 e cobre uma área de 8980 km², estando a maior parte dele no condado de Park, no noroeste do Wyoming.
O parque é famoso por, entre outras atrações, seus gêiseres, suas fontes termais e por sua variedade de vida selvagem, na qual incluem-se ursos marrons, lobos, bisontes, alces, e outros animais.
Essa profusão de cores da Fonte Termal Grand Prismatic, nos Estados Unidos, é obra das bactérias que vivem no lugar. Os pigmentos das bactérias são responsáveis por acrescentar muito mais beleza à essa piscina “arco-íris”.
A Prismatic é a maior fonte de água quente dos EUA e a terceira maior do mundo. A cada minuto, jorram dois mil litros de água a 71ºC. Por causa de todo esse calor, o centro da fonte é estéril, daí a cor azul (nenhum organismo consegue sobreviver por lá).
O diâmetro fica entre 75 e 91 metros, e a profundidade chega a 49 metros. As bactérias pigmentadas crescem ao redor das margens da fonte, já que sua água é rica em minerais. A variação entre as cores verde e alaranjado depende se os microorganismos possuem mais clorofila ou carotenóides, respectivamente.
O azul intenso da água no centro da piscina resulta da absorção da luz. Apesar desse efeito tornar todos os grandes corpos de água azuis, é particularmente intenso na Fonte Grand Prismatic por causa da alta pureza da água e da profundidade no centro da fonte.

Fonte:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...