Saturday, October 6, 2012

Salto de paraquedas da borda da atmosfera da Terra



O salto que ocorrerá a 23 Milhas (37 Km) da Terra nesta semana será uma tentativa de quebrar a barreira do som em queda livre a partir do espaço. Um pequeno erro pode resultar em tragédia.

O austríaco Felix Baumgartner passou cinco anos planejando esse feito extremo. Ele vai tentar quebrar a barreira do som saltando de um avião da borda da atmosfera da Terra utilizando um macacão pressurizado e um paraquedas especial.

O salto de Félix está planejado para ocorrer nesta próxima terça-feira (09/out). Apenas 20 minutos mais tarde, o mundo vai saber se esse paraquedista austríaco audacioso tornou-se o primeiro homem (e provavelmente o único) a quebrar a barreira do som nas alturas, em uma descida em queda livre mais rápida na história.

Se algo der errado - apesar dos cinco anos de planejamento e treinamentos - o resultado poderá ser muito grave. O cenário de pesadelo pode ser comparado a um 'filme de terror', pois envolveria ferver o sangue, explosão do cérebro e olhos pulando para fora - tudo visto ao vivo através da Internet em todo o mundo.

Para um dos integrantes da equipe de 19 especialistas envolvidos no projeto, Jonathan Clark, o sucesso desta missão é uma questão pessoal. Desde que sua esposa astronauta Laurel foi morta em 2003, quando o ônibus espacial Columbia se desintegrou sobre o Texas, o ex-cirurgião de vôo da NASA dedicou sua carreira a trabalhar para melhorar as chances de sobrevivência dos astronautas em um desastre de grande altitude semelhante.

É aguardar e torcer para que tudo dê certo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...