Sunday, September 16, 2012

Pesquisa revela que homens mentem mais que mulheres por dia

Mentira tem perna curta. Ainda mais se quem está mentindo é homem. Eles estão ‘gastando’ a artimanha e deixando as mulheres safas na detecção. Segundo pesquisa feita pelo canal de TV americano Fox, os homens contam o dobro de mentiras que as mulheres por dia: seis contra três.
 A pós-doutora em psicologia Mônica Portella alerta: elas são bem melhores em perceber. Homem sabe dissimular melhor porque esconde sinais.
Eles são treinados desde novos a esconder emoções negativas, no velho ‘homem não chora’. Por outro lado, a mulher percebe melhor a mentira porque tem percepção mais global no cérebro”, analisa Mônica, autora do livro ‘Como identificar a mentira’, pela Quality Mark.
Isso é legal na teoria, mas, quando há romance, o problema complica. Uma pessoa treinada fareja falsidade em 80% dos casos. Quando está apaixonada, só em 20%. “Ela não quer ver”, resume a psicóloga.
Detectando a "lorota". Fazem mais pausas no discurso. Há lapso entre pergunta e resposta. Falam mais alto e com voz mais aguda. Assimetria entre os lados do corpo. Exemplo: sorriso lateral, levanta só um dos ombros. Quem mente pisca mais. Essa história de olhar para a direita ou não olhar nos olhos quando mente não existe, segundo a especialista.
 Gesticulam menos. Quando aparece o gesto, é ligeiramente atrasado em relação à fala ou é contraditório. Exemplo: a pessoa diz que gosta de algo e balança negativamente a cabeça ou balança positivamente um tempo depois, faz sinal de ‘três’ com os dedos quando está já no ‘cinco’.
 Gestos de ansiedade aumentam. A pessoa se coça, muda de posição toda hora, cobre a boca com a mão, coloca objeto na frente do corpo, coça nariz, mexe no cabelo, esfrega o queixo.

Fonte: O DIA
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...