Monday, September 17, 2012

O exótico Ouriço Pigmeu Africano

Este pequeno ouriço de origem africana  conquistou o seu lugar no mundo dos animais de estimação. Este género de ouriço é originário das estepes e savanas da África Central.
O seu corpo coberto de espinhos e o focinho com um permanente olhar cativante fazem do Ouriço africano o novo animal de estimação na classe dos pequenos exóticos.
Atualmente existem clubes de criadores e proprietários de Ouriços que organizam encontros e exposições. De um modo geral este pequeno ouriço é dócil e sociável.
 Acostumado a um modo de vida solitário e tranquilo, o Ouriço passa a maior parte do dia recolhido, só iniciando o seu exercício físico à noite.
Alguns comportamentos comuns e os seus significados: Espinhos do corpo todo levantados – Medo ou insatisfação; Espinhos apenas na cabeça levantados – Incerteza;
Espinhos espalmados – Sente-se seguro, confiante, confortável e bem disposto; Fechado numa bola – Muito assustada,  poderá surgir nos primeiros contatos entre o ouriço e o dono;
Correr em círculos ou em oitos – Atitude comum em animais confinados a áreas muito pequenas. Ninguém sabe ao certo porquê que os ouriços correm em círculos e em oitos, pois mesmo no meio selvagem também já foi observada tal atitude.
Rosnar e saltar – Assustado ou descontente; Leve Sopro ou ronronar – É sinal de tudo está bem, seguido de espinhos espalmados; Soprar – Desconforto, insatisfação;
Piar – É um cantarolar tipo pássaro, que os machos usam na altura de reprodução para encantar as fêmeas; Gritar – Dor física, medo e às vezes zanga.

Fonte: arcadenoé

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...