Wednesday, September 26, 2012

Ilha Socotra - Oceano Indico - Paisagem Esquisita

Essa ilha apresenta uma paisagem totalmente diferente do que é considerado “normal” para uma paisagem terrestre. Se você acordasse lá, provavelmente pensaria que está em outro planeta ou, pelo menos, em alguma era remota.
Socotorá ou Socotra é um pequeno arquipélago formado por quatro ilhas no Oceano Índico, em frente à costa do Chifre da África, a 250 km a leste do Cabo Guardafui e a uns 380 km a sudeste da costa do Iémen. 
Socotorá é uma das ilhas de origem continental mais isoladas do mundo e ficou geograficamente isolado da África há 6 ou 7 milhões de anos. 
A ilha que é chamada de “Galápagos do Oceano Índico” por sua riqueza em formas de vida esquisitas, faz parte do Iêmen. Fica a 300 km da costa, é praticamente desprovida de influências externas. 

O clima em geral é desértico tropical, com poucas chuvas, concentradas no inverno e mais abundantes nas maiores alturas do que nas zonas costeiras.  
O clima é fortemente influenciado pela monção. De junho a setembro tradicionalmente a ilha era inacessível por causa dos fortes ventos. 
 Socotra também é considerada Patrimônio Natural da Humanidade. O litoral variado de Socotra inclui praia de areia, pedregulhos, planícies enlameadas e recifes de corais. 


 Fonte: academus

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...