Monday, September 24, 2012

Cavalo-Marinho (Hippocampus guttulatus)


O cavalo-marinho é um peixe ósseo que possui mais de 32 espécies diferentes. Pertencente a família Syngnathidae, ele costuma se desenvolver em  regiões que possuem clima tropical e temperado e são considerados animais muito vulneráveis.

O nome  se dá pela aparência do peixe que tem uma cabeça alongada muito semelhante a de um cavalo. O corpo do cavalo-marinho é coberto por placas que têm a forma de anéis e possui babartana e nadadeiras. Seu comprimento vai de 15 cm a 18 cm.

É o único peixe com cabeça perpendicular ao corpo. Pode mudar de cor e seu olhos saltados podem mover-se independentemente um do outro. Eles nadam com o corpo na vertical, movimentando-se pela rápida vibração das  barbatanas dosais.
A reprodução dos cavalos marinhos ocorre na primavera. Os ovos postos pela fêmea são fertilizados pelo macho que os guarda em uma bolsa na base de sua cauda. Dois meses  mais tarde, os ovos se abrem e o macho realiza violentas contorções para expelir os filhotes.

Os filhotes se tornam independentes assim que nascem e mesmo tendo menos de 1 cm e serem transparentes, eles nada sozinhos até a superfície em busca de ar.

No Brasil é possível encontrar duas espécies de cavalos-marinhos, são elas: Hippocampus erectus e Hippocampus reidi. Como apenas 3% dos filhotes sobrevivem até a vida adulta, o animal deve ser preservado para que nao sofra risco de extinção.


Fonte: Wikipedia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...