Thursday, September 27, 2012

Capadócia - Turquia - Cenário de Ficção

A região da Capadócia atrai mais de 2 milhões de turistas todo ano devido a um peculiar fenômeno geológico na região, formada por rochas depositadas a milhões de anos por vulcões que cercam a planície.
Das planícies lunares elevam-se formações rochosas longilíneas que se assemelham a cogumelos, conhecidas como "chaminés-de-fada".
Nas encostas terrosas, casas são construídas dentro da rocha, umas depois das outras, criando a ilusão de um gigantesco formigueiro, e, sob o chão, cidades escondidas. As cavernas também abrigam igrejas, centenas delas cristãs, muitas das quais guardam afrescos bizantinos.
E no céu, balões pontuam o azul limpo nas primeiras horas da manhã. É mais ou menos isso a Capadócia, região bem no centro da Turquia que poderia ser o inacreditável cenário de um filme de ficção científica.
A cerca de 700 km de Istambul, a região que tem em Göreme, Ürgüp, Nevsehir e Avanos suas mais importantes cidades é um dos principais destinos turísticos do país.
Outro passeio obrigatório é a cidade subterrânea de Derinkoyu, uma das 35 da região. Trata-se de cavernas subterrâneas interligadas que formam uma espécie de colméia...
...Onde comunidades inteiras viviam em tempo integral. Há cozinhas comunais, estábulos, quartos, igrejas, tudo sob o chão, sem uma fresta de luz.Os estudos sobre essas habitações ainda são precários.
De concreto, sabe-se que eram usadas por volta do século 7. Serviam, sobretudo, para períodos de guerra, quando aldeias inteiras tinham de se esconder ali para evitar o inimigo.
Essa quase-simbiose local entre homem e pedra acontece por conta do tipo de rocha dominante na região, de origem vulcânica e textura areada, muito suscetível à erosão.


Fonte: 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...